O barco não está furado, só estamos remando ele para o lado errado

No Brasil, todo mundo entende como funciona o futebol. Sabe-se que não adianta ter o melhor técnico se o time é composto por pernas de pau. Mas será que temos o mesmo entendimento sobre corridas de carros? Porque, por mais que alguns não percebam, não adianta colocar o melhor piloto do mundo em um velotrol e esperar que ele vença uma corrida de Fórmula 1.

É uma máxima simples: não adianta ter o melhor comandante se a equipe rema na direção oposta — ou pior, se deseja fazê-lo.

Quando digo que tudo é política e que não adianta tentar se esquivar porque ela te alcança, esse é o ponto. Não adianta querer que prefeito, governador ou presidente promovam políticas de bem-estar social e atendam aos interesses do trabalhador, do pobre, do vulnerável, se no legislativo você coloca quem rema contra. Gente que defende mineradoras, grandes corporações e grandes latifundiários, muitas vezes retirando direitos dos trabalhadores — que são, de fato, quem fazem a economia girar e tornam o mundo melhor.

Quem produz algo nesse mundo não é o dono da empresa, mas o trabalhador. Simples assim.

Voltando…

Não adianta criar expectativas em quem está à frente do barco se ele está cheio de pessoas remando na direção oposta. Esse é o cenário do Brasil há décadas — talvez séculos. Elegemos presidentes de centro-esquerda, mas lotamos o Senado e a Câmara com legisladores contrários aos trabalhadores, às minorias. Gente que defende os interesses das grandes corporações, enquanto ataca a dignidade do pobre, do trabalhador e até da classe média.

E por mais que a classe média insista em exaltar bilionários, eles não se importam com nada abaixo dela. Menos direitos, menos renda, saúde, educação pública — tudo isso é melhor para eles. Por isso, não adianta cobrar quem governa se nós, como povo, seguimos escolhendo muito mal quem decide a direção das políticas no Brasil, seja municipal, estadual ou nacional.

Não adianta um Executivo que preocupa com o bem do povo se você elege um Legislativo que representa o interesse de quem oprime o povo.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Apenas Beto

Assine a newsletter, gratuitamente, agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo