Não existe a menor possibilidade de um congresso ou governo de direita ser eleito se o povo tiver consciência e alfabetização política. Isso é muito fácil de entender. Quando as pessoas compreenderem que, dentro do nosso contexto social e econômico, são pobres; quando entenderem que toda a produção econômica do país depende única e exclusivamente do esforço do trabalhador, seja ele assalariado ou não, eles não vão eleger aquele que lhes tira direitos, que lhes nega acesso à saúde, educação, moradia, lazer, etc.

Eles não vão eleger aqueles que, de forma discreta, através de mentiras e discursos fáceis, baratos e pueris, os enganam. Mas, para sorte da Direita (e ultra direita) neste país e em vários outros, a massa não é politicamente alfabetizada. Propositalmente, o processo de educação da massa é mantido com o mínimo de estrutura possível.

Os professores não têm o tempo necessário para desenvolver o conhecimento, e as escolas não possuem as ferramentas e estruturas necessárias para um processo educacional que promova crianças, adolescentes e jovens com capacidade crítica – capazes de fazer as perguntas certas, de correr atrás das respostas certas, de argumentar e de ler qualquer texto, seja ele escrito, visual ou multimidiático.

Desenvolver essas capacidades não é interesse da Direita, porque seu papel é oprimir e manter a opressão. Se você percebesse que votar num candidato de direita significa, na prática, votar no congresso por leis que o oprimem e lhe tiram direitos, não cairia na “história da carochinha” de que ele “só quer defender os direitos dos animais”.

Oh, meu querido, ele só está te enganando. Mas como você não tem consciência política, nem sequer se dá conta de que está sendo enganado, de que ele não defende direito de nenhum animal, principalmente o humano.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Apenas Beto

Assine a newsletter, gratuitamente, agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo