No Brasil, o “Dia dos Namorados” é  celebrado em 12 de junho, diferentemente da maioria dos países que comemoram em 14 de  fevereiro, em homenagem a São Valentim. A  escolha da data no Brasil não tem uma origem  religiosa, mas sim comercial. (nossa, que surpresa!!)

A data foi criada em 1948 pelo publicitário João Doria, o pai do político “juninho de pullover” de mesmo nome. Ele foi contratado por uma loja para melhorar  as vendas no mês de junho, que tradicionalmente eram baixas. Com o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor!”, a campanha foi um sucesso e até ganhou o prêmio de “melhor do ano” pela  Associação Paulista de Propaganda.

Um dos pulos do gato, nesta empreitada, foi a data: dia 12 de junho foi escolhido por ser a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro no Brasil. Assim, a data ganhou um significado romântico e se popularizou rapidamente,  tornando-se uma das principais datas para o  comércio, atrás apenas do Natal e do Dia das  Mães.

Em (relativo) contraste, o “Valentine’s Day” ou Dia de São Valentim, comemorado em 14 de fevereiro em muitos países, tem uma origem mais antiga e está associada a um santo da Igreja Católica. São Valentim era um padre que, no século I, desafiou as ordens do imperador Claudio II, que havia proibido o casamento porque acreditava que homens solteiros seriam melhores soldados. Valentim, todo pimpão que era, continuou a realizar casamentos secretamente e, por isso, foi condenado à morte. Antes de sua execução, ele teria enviado uma carta  de amor à filha de um carcereiro, dando origem à tradição de enviar cartões no Dia dos Namorados’.

Por fim, enquanto o Dia dos Namorados no Brasil surgiu como uma estratégia de marketing puro-sangue para impulsionar as vendas, o Valentine’s Day tem raízes em uma historinha de desafio e amor que resistiu ao tempo, tornando-se um símbolo de celebração do  amor em várias partes do mundo.


Fontes:  

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Apenas Beto

Assine a newsletter, gratuitamente, agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo